14.4.11

Cachimbo da paz, extinção e Ayapaneco

O ayapaneco é (ou era...) uma língua indígena falada durante séculos na região de Tabasco, e uma das 364 variações de linguagem existentes no México. Sobreviveu a inúmeras guerras, revoluções e catástrofes naturais, mas parece que encontrou o seu fim entre o ódio de dois velhos índios turrões.


Cachimbo da paz ou o risco de extinção da língua, nada consegue fazer com que os dois únicos falantes do idioma no mundo, Manuel Segovia (acima) de 75 anos, e Isidro Velazquez, 69 anos, se falem. Ambos vivem na pequena comunidade de Ayapan e embora suas casas fiquem a apenas 500 metros de distância, eles não mantem qualquer relacionamento há anos. E o mais estranho dessa história é o motivo do desentendimento, que nem mesmo os dois bicudos lembram onde se originou.

Para evitar a extinção do idioma, o linguista Daniel Suslak, de Indiana, nos Estados Unidos, pretende fazer um dicionário de ayapaneco, com a ajuda (e ainda não se sabe como) dos dois velhos índios.

"Oh, será esse o triste fim do ayapaneco?

2 Mergulhando no Ócio

Anônimo

Ola, tudo bem??

Você já conhece o Griloo? O único Agregador de links com Top Ranking da Web? Pois é, agora você tem mais um meio para divulgar seu blog e acompanhar diariamente o seu desempenho, é bastante fácil e simples, basta você se cadastrar, e preencher as informações do seu blog, e enviar seus links diariamente.


Seja um parceiro do Griloo, inauguramos hoje e contamos com a sua participação, coloquei nosso pagerank em seu blog e o selo do Griloo, caso queira manter contato com o griloo, basta adicionar nosso MSN.


MSN:
MSN@griloo.com.br
contato@griloo.com.br
www.griloo.com.br
Obrigado.

Forest

A extinçao de uma lingua é um fato natural.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails