30.3.12

As Meretrizes de 1912 - Por E.J. Bellocq

Em 1912, o bairro de Storyville, New Orleans, ficou conhecido como "The District". Isso porque todas as prostitutas da região foram relocadas para o bairro, afim de que a prostituição na cidade ficasse restrita a somente uma área.


A profissão nesse local era totalmente regulamentada, a ponto de a própria prefeitura organizar uma espécie de livro falando sobre as casas, preços, "produtos e serviços" oferecidos. É aí que entra o fotógrafo E.J. Bellocq. Natural da cidade, o cara acompanhou todo esse processo, incluindo em seus registros uma curiosa série de imagens das prostitutas de Storyville, publicadas pela primeira vez no livro "Storyville Portraits", no ano de 1970. As fotos relatam todo o movimento sociocultural da época, modismos e o estilo de vida, que favoreceram inclusive o nascimento do jazz na cidade.

Uma boa parte dessas fotos foi perdida logo após a morte de Bellocq em 1949, ainda assim, algumas ainda perambulam por entre sites e coleções na internet. Então dirija-se ao tio Google e boa viagem.

"Agora, o que a Adriana Esteves tá fazendo em 1912?"

2 Mergulhando no Ócio

Anônimo

ela ESTEVES nos EUA...em 1912!!! nem sabia!!

Visitante

Muito legal.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails